sábado, 11 de abril de 2009


Achei bonita essa homenagem da ong.. maneira mesmo.. bjs



ONG agradece a Adriano o 'carinho' com a favela

Rio - Depois de sumir, reaparecer e dar uma entrevista coletiva para anunciar que iria dar um tempo na carreira, o atacante Adriano segue como o centro das atenções. Nesta sexta-feira, a ONG Observatório das Favelas divulgou um comunicado oficial agradecendo o carinho que o jogador demonstrou com a sua comunidade.

Para a ONG, a atitude de Adriano ajuda a aumentar a auto-estima de todos que moram em favelas e morros. Leia a nota oficial:

"Obrigado, Adriano!

O sumiço do jogador Adriano e sua explicação para o fato mobilizou intensamente a imprensa nos últimos dias. Oriundo da Favela Vila Cruzeiro, na zona da Leopoldina carioca, ele afirmou que está infeliz e pressionado na Itália e quer, acima de tudo, voltar a viver no Brasil, próximo de sua família e amigos.

Ele quer se sentir uma pessoa normal, circulando na sua comunidade de origem, de “pés descalços e de bermuda”.

O sentimento de desenraizamento do jogador pobre que enriqueceu e se tornou uma estrela é evidente. Seu pertencimento social e afetivo maior é no espaço de origem, com sua família e amigos de infância. A vivência no mundo de luxo, consumo, status e sucesso da Itália não basta, a ele, para ser feliz.

Poucas falas, nos últimos anos, contribuíram tanto para romper com o estigma e violência simbólica que marcam os discursos hegemônicos sobre as favelas cariocas. Elas, quase sempre, aparecem nos meios de comunicação e nos discursos dos grupos dominantes da cidade como “antro de criminosos”, “fábricas de bandidos” e “causa da violência que assola o Rio”.

Ao contrário disso, os moradores das favelas são, de fato, vítimas maiores da violência que domina a cidade e recai especialmente sobre eles; a imensa maioria trabalha, e muito, cotidianamente, para garantir uma vida digna para si e sua família; eles precisam lutam por equipamentos e serviços urbanos já existentes em outros espaços; especialmente, eles precisam superar a falta histórica de investimento habitacional popular, dentre outros, do Estado e do Mercado e ainda são criminalizados por isso.

Adriano, em sua busca sincera e justa por viver de forma livre, feliz e entre as pessoas que o amam de verdade, revela algo simples e verdadeiro: a favela é um espaço humano, de pessoas que buscam viver em paz, com dignidade e felicidade. Pessoas que choram, festejam, vivem e morrem. Adriano, em seu humilde, e muito digno, pedido por viver de forma plena, revela sua profunda humanidade. E, expressa, nesse gesto, a humanidade de todos os moradores das favelas e periferias do Rio de Janeiro.

Por isso, somos imensamente gratos a ele. Pois, com gestos como esse, ele dá uma contribuição inestimável à luta por uma cidade mais humana e justa. E ainda há muito a ser feito nesse sentido. Esperamos que Adriano, quando recuperar a alegria de viver, em breve, faça algo ainda maior: se envolva de forma direta na luta cidadã por tornar as favelas cariocas um espaço dominado por um ciclo virtuoso de desenvolvimento, onde a qualidade de vida, a segurança, a paz e dignidade sejam elementos fundamentais. Ele mostrou que tem força e consciência para isso. E que possamos construir isso juntos, parceiros na vida, sabendo onde queremos chegar e, especialmente, orgulhosos do lugar do qual viemos, e das pessoas que nos ajudam nessa caminhada para dar significado à existência."

3 comentários:

Renata disse...

É VERDADE NUNCA DEVEMOS NOS ESQUECER DE ONDE VIEMOS, ACREDITO Q NADA ACONTEÇA POR ACASO, E SE VC CHEGOU ONDE CHEGOU O MÉRITO E SEU E SIM DEVE APROVEITAR, MAIS DE UMA FORMA QUE NAO TE CUSTE TÃO ALTO PREÇO: PARAR DE JOGAR. SEI Q A IDA AO BAIRRO DA ANTIGA TE TRAGA LEMBRANÇAS Q TENTEM ALCALMAR SUA ALMA O MÍNIMO Q SEJE, PREENCHENDO COM LEMBRANÇAS FELIZES, MAIS SINTO EM TE DIZER Q NÃO IMPORTA ONDE ESTEJE E NEM O Q ESTEJE FAZENDO ESSE VAZIO SO MELHORA SE O SEU INTERIOR FOR REALMENTE PREENCHIDO. DESEJO DE VERDADE Q ENCONTRE ESSE CAMINHO SÃO OS MEUS VOTOS.
TORÇO POR TI

fabiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fabiana disse...

Adoro vc e estou contigo para o que der e vier...
que jesus cristo ilumine sempre os seus caminhos e que te de muita sabedoria para saber superar estemomento dificil...
beijosssssss